Hoje não é muito difícil perceber algumas mudanças que vem acontecendo com a ciência, a escola e a tecnologia, ocorrendo assim uma chamada globalização, que é a nova base tecnológica da sociedade que são frutos de transformações do sistema capitalista. A tecnologia pode ser compreendida como um resultado da expressão das relações sociais, e as conseqüências desse processo pode ser entendido no contexto dessas ralações entre classes. As tecnologias são então, fruto do conhecimento científico avançado aplicado à produção e à cultura, de maneira a atender aos interesses das classes dominantes. Segundo o autor Kawamura (1990) por serem dominantes, esses grupos se apropriam do conhecimento acumulado, controlando sua sistematização, difusão e acesso.
A inserção de todos nós na sociedade tecnológica e de responsabilidade da escola e do professor, mas tendo que haver uma preocupação com um tipo de formação que capacite o professor encarar os novos desafios que tecnologia traz consigo.
Por estarmos cercados de tecnologias e de mudanças no mundo é preciso pensar em uma escola que forme cidadãos capazes de lidar com o avanço tecnológico, participando dele e de suas conseqüências.
A educação tem como papel a democratização do acesso ao conhecimento, produção e interpretação das tecnologias sua linguagem e conseqüências, mas para isso é preciso haver uma preparação do professor pra utilizar pedagogicamente as tecnologias nas escolas, como: televisão, dvs, computadores, que devem ser usados para a educação dos alunos e formação dos professores, sendo assim é preciso que os professores entendam e utilize na educação as novas linguagens dos meios tecnológicos, que cada vez mais se tornam parte ativa da construção do pensamento dos alunos.
Alfabetização tecnológica está ligada a um conceito que vem evoluindo, a chamada tecnologia educacional. A escola como instituição social tem como função preparar cidadãos para o trabalho e para vida, não podendo assim ficar à margem do processo de tecnologização da sociedade ocorrendo o risco de ficar alienada.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
